Cadastre-se para receber novidades
Notícias » Notícias » Notícias » Notícias » Família: Sínodo não debaterá q...
A↑AA↓

Família: Sínodo não debaterá questões doutrinais, mas pastorais. Afirma Dom Baldisseri

Por: Família Missionária

A Sala de Imprensa da Santa acolheu na manhã desta terça-feira a coletiva sobre a preparação da III Assembleia Geral Extraordinária do Sínodo dos Bispos, que será realizada em outubro de 2014.

Participaram da coletiva o Relator-Geral dessa III Assembleia, Card. Péter Erdo (Arcebispo de Budapeste), o Secretário Especial, Dom Bruno Forte (Arcebispo de Chieti-Vasto) e o Secretário-Geral do Sínodo dos Bispos, Dom Lorenzo Baldisseri.

 

A finalidade da coletiva era apresentar o Documento “Os desafios pastorais sobre a família no contexto da evangelização”, no qual está contido um questionário enviado a todas as Conferências Episcopais.

O questionário foi minuciosamente explicado por Dom Erdo, que recordou que se trata de um documento preparatório baseado na doutrina da Igreja sobre a família.

“Não se trata de debater questões doutrinais, que já são explicitadas pelo Magistério inclusive em documentos recentes (como a Constituição Pastoral Gaudium et spes e a Exortação Apostólica Familiaris Consortio de João Paulo II), mas de compreender como anunciar de maneira eficaz o Evangelho da família no período que estamos vivendo, marcado por uma evidente crise social e espiritual”, esclareceu por sua vez Dom Bruno Forte. O Arcebispo citou o Secretário do Papa João XXIII, Dom Capovilla, que dizia que “não é o Evangelho que muda, mas nós que o compreendemos melhor com o passar do tempo”.

O Sínodo Extraordinário, portanto, haverá duas características essenciais: a atenção prioritária à evangelização e a perspectiva pastoral, com a qual o Santo Padre convida a olhar para o valor e os desafios da vida familiar hoje.

“Acolhimento e misericórdia constituem o estilo do Papa Francisco, que pede que esse mesmo estilo seja aplicado a todas as pessoas, inclusive às famílias dilaceradas e a quem vive em situação irregular do ponto de vista moral e canônico.”

Por sua vez, Dom Baldisseri falou do questionário que está contido no Documento preparatório, de cuja formulação participou pessoalmente o Papa Francisco.

Este Documento (publicado na página do Programa Brasileiro) já foi enviado às dioceses, que por sua vez são convidadas a difundi-lo nas paróquias, a fim de obter dados concretos e reais sobre a temática sinodal. As Dioceses têm até o final de janeiro do próximo ano para enviar seu relatório. No mês de fevereiro, a Secretaria do Sínodo dos Bispos se reúne para analisar as respostas e elaborar o Instrumentum laboris que será distribuído aos Padres sinodais antes da Assembleia Extraordinária.

Fonte: Rádio Vaticano





 

voltar

© Todos direitos reservados - Familia Missionária. design by ideia on