Cadastre-se para receber novidades
Artigos » Eventos » Eventos Sub » Artigos » Uma Família Cristã - Frei Almi...
A↑AA↓

Uma Família Cristã - Frei Almir Ribeiro Guimarães

Por: Família Missionária

Olá, meus amigos, hoje é sábado santo. Esta noite os cristãos vivem intensamente as alegrias serenas da ressurreição do Senhor. É a noite da vigília pascal. Somos famílias cristãs, queremos ser pessoas cristãs e esse tempo da Páscoa nos convida a viver profundamente como uma família cristã.

Na história da Igreja a noite da Páscoa sempre foi a noite dos batizados. Os catecúmenos se preparavam durante a quaresma e, na noite da vigília pascal, eram batizados. Morriam com Cristo e com ele ressurgiam. Eram belos e significativos aqueles batizados de adultos que tinham plena consciência do que significava ser de Cristo. Entravam numa piscina, desapareciam na água e surgiam como criaturas novas.

Os pais cristãos batizam seus filhos. Querem que eles, desde a mais tenra idade, sejam de Cristo, tenham as semente da vida divina, sementes que vão se desenvolvendo no seio da terra úmida e boa de uma família cristã.  Há pais que colocam nomes de santos nos  filhos. Há pais que escolhem com muito esmero parentes ou amigos profundamente cristãos para serem  padrinhos de seus filhos. Bonito o costume  de visitar a igreja em que um filho foi batizado no aniversário do batismo e fazer uma reunião de família nesse dia. Bonito quando os pais fazem questão de aproximar de verdade os padrinhos dos afilhados.  Há padrinhos de batismo que são mais íntimos às crianças do que os tios e outros parentes.

        Uma família cristã é uma família que acolhe Cristo vivo e ressuscitado.  Não se trata apenas de uma lembrança de Jesus de Nazaré, mas da certeza de que ele caminha conosco:  em casa  são lidas páginas dos evangelhos,  os membros de uma família têm o costume de se alimentar do Pão da vida que é Cristo ressuscitado, costumam consagrar-se ao Coração de Jesus.  As famílias cristãs, perto da porta de saída,  gostam de colocar um crucifixo ou uma imagem do Coração de Jesus. Ao saírem de casa ou ao voltarem da rua fazem uma pausa para olhar para esses símbolos que dizem que vivemos num espaço em que Cristo é o centro de tudo. É o rei de nossos corações.

Uma família cristã é aquela  que dá um testemunho de fé... não de pieguice, de sentimentalismo vazio... Os vizinhos, os colegas de trabalho precisam se dar conta que há alguma coisa diferente na vida da família crista:  união entre seus membros,  participação carinhosa na vida dos vizinhos,  pessoas que são simples,  bonitas por dentro e gente que busca os mais necessitados.

Viver a Páscoa é viver a passagem... a passagem de uma família consumista, marcada pelas aparências para uma família  profundamente de Deus,  constituída de gente nova que morreu ao egoísmo e ressuscitou para uma vida nova.

A todos uma santa festa da Páscoa.

 

voltar

© Todos direitos reservados - Familia Missionária. design by ideia on