Cadastre-se para receber novidades
Artigos » Eventos » Eventos Sub » Artigos » Esses idosos de olhos vazios -...
A↑AA↓

Esses idosos de olhos vazios - Frei Almir Ribeiro Guimarães

Por: Família Missionária

Olá, meus amigos! Muitas pessoas sofrem muito com a solidão. Sabemos. Há a solidão no seio de um casal. Há a solidão dos presidiários, dos médicos no meio de uma operação, de todos em certos momentos de escolhas cruciais em que nos sentimos entregues a nós mesmos. Penso agora na solidão e na dor desses idosos de olhos vazios...

Eles são cada vez mais numerosos, esses idosos.  E é bom que as pessoas possam viver mais tempo... desde que vivam com saúde.  Os planos de saúde não gostam de ter clientes idosos.  Os donos de tais planos cobram caro a partir de uma certa idade...estão interessados em não perder... perder dinheiro...dinheiro...  Eles estão  nas filas dos ônibus e dos bancos  com as carteiras de identidade dizendo que são seniores...  Eles precisam ser bem tratados.  Têm que ter certas compensações... E a legislação brasileira vai se adaptando e modernizando...  Alguns desses idosos vivem reclamando, falam alto, falam de suas coisas... não escutam os outros... querem ser ainda o centro de tudo... O idoso precisa aprender a sair um pouco da cena.

Na cidade de São Paulo ou nas grandes capitais  eles enchem as salas de espetáculo teatrais e musicais.  Descem aos bandos de topics e vans.

Sempre fico impressionado com idosos que moram em casas de retiro ou de repouso.  Essas casas são caras... as boas, é claro... Há muitos asilos descuidados, mal cheirosos, com tudo o que não é digno de um ser  humano.  Há casas bem cuidadas... mesmo assim é triste ver ali aqueles idosos.  Sei que é inevitável ficar velho...  Depois do banho, do café da manhã eles são levados em cadeiras de rodas ou não para tomarem um pouco de sol... as mulheres com camisolas ou coisa parecida... os homens com pijamas ou bermudões.  Muitos se sentam sob as árvores nos dias mais quentes... espalhados pelo pátio ou pelo pomar... ou pelo jardim... Homens e mulheres trêmulos, olhando vagamente para um horizonte indefinido...sonolentos, cheios de inércia... O que se passa pela cabeça desses idosos todos antes do almoço?  Será que fazem uma releitura de suas vidas?  Guardam ressentimentos dos parentes?  Choram lágrimas mornas?  Um autor  diz:  “Será que eles chegaram à era dos olhos vazios?”

Sim, prezados, aí estão esses homens e mulheres cheios de idade, cansados, alguns animados, outros desanimados,  uns esperando a visita de um neto, outros se conformando com a solidão, uns ainda capazes de ler, de escrever, de rezar... outros desejando sempre ir para a cama... dormir... dormir... O que podemos fazer, com efeito, para esses nossos idosos....por esses homens e mulheres dos olhos vazios....

Muito grato pela sua companhia e tudo de bom.


 

voltar

© Todos direitos reservados - Familia Missionária. design by ideia on