Cadastre-se para receber novidades
Artigos » Eventos » Eventos Sub » Artigos » Educação Cristã dos Filhos - F...
A↑AA↓

Educação Cristã dos Filhos - Frei Almir Ribeiro Guimarães

Por: Família Missionária

Olá, meus amigos! Educar um filho é uma obra de arte. É tarefa que precisa sempre de novo ser retomada. Tudo está feito e tudo precisa ser refeito. Muito difícil transmitir aos filhos, nesses tempos que são os nossos, os valores da fé e do Evangelho. Não se trata apenas de veicular noções, falar de tradições, fazer com que os filhos participem de ritos religiosos. Trata-se de criar convicções.

Os pais não são professores de religião,  mas testemunhas da fé. A primeira condição para que os filhos  possam ser atingidos pelo evangelho em seu coração é ter pai e mãe sadiamente cristãos.  Que quero dizer com isso?  Que pai e mão não tenham apenas uma vaga religiosidade, nem mesmo que frequentem a missa... os filhos precisam sentir em seus pais uma alegria de serem de Deus.  Isso se manifestará  num modo  fiel de rezar, num jeito atencioso e delicado de  ouvir as leituras da missa, numa maneira de comungar respeitosamente comum jeito bonito de fazer uma ação de graças.

A educação cristã dos filhos em casa começa quando existe um clima acolhedor, cordial e alegre.  Toda e qualquer educação  se faz com são  preenchidos esses requisitos.

Uma casa marcada pela acolhida:  acolhida dos filhos, acolhida dos parentes, sobretudo o mais idosos e necessitados, acolhida dos amigos dos filhos, acolhida dos filhos quando cometem faltas, acolhida de situações existenciais diferentes(tios recasados,  pessoas que fazem opções sexuais diferentes...).  Os que acolhem nem sempre estão de acordo. Mas a acolhida dos filhos é o  começo da educação.

Uma casa  marcada pela cordialidade.  Cordialidade vem de coração. Uma educação não marcada pelo tu tens que fazer... tu deves... mas  por coisas do coração... uma casa em que há delicadeza num aniversário...em que os pais adivinham os desejos profundos dos filhos... uma casa de disciplina, mas também de ternura.

Um ambiente de alegria... nada de palavras ásperas, de tom de voz berrante... de ameaças... uma casa em que se gosta de cantar, de  rir, de  estar uns com os outros... sem vontade de ir embora.

Sei que não disse nada a respeito da educação cristã... mas é por aí que as coisas começam...

voltar

© Todos direitos reservados - Familia Missionária. design by ideia on